Carnaval FC: Vila Isabel Football Club
Carnaval FC, Futebol, Futebol Nacional, Séries

Carnaval FC #2 – Vila Isabel, o primeiro time a disputar um jogo noturno na América

Daniel Dutra
Siga-me

Assim como outros clubes da história do futebol carioca, o Vila Isabel Football Club também foi extinto, mas diferente de alguns, ele participou da fundação de uma escola de samba. Hoje conhecida como Unidos de Vila Isabel.


Continuando a minissérie sobre clubes de futebol que remetem a agremiações carnavalescas, é hora de falar sobre o Vila Isabel Football Club, também conhecido como Club do Boulevard. Time que, assim como o Mangueira, está marcado na história com um feito. Mas dessa vez, podemos considerar positivo.

Primeira matéria da série: Carnaval FC #01 – Mangueira, o time conhecido por sofrer a maior goleada da história do futebol brasileiro

Mas antes de chegar nesse ponto, vamos falar primeiro sobre a história do clube, assim, conseguiremos interligar a sua relação com a escola de samba Unidos de Vila Isabel.

Fundado em 2 de maio de 1912, o Vila também foi um time de operários como a maioria de sua época. Diferente da escola de samba, as cores da equipe eram o preto e branco, listrado, parecido com o Botafogo.

Carnaval FC: Vila Isabel.
Time do Vila Isabel Futebol Clube com seu uniforme listrado em preto e branco.

Mandando seus jogos no antigo estádio que ficava na Praça Barão de Drummond, chamada de Praça Sete na época e, posteriormente, no antigo Jardim Zoológico de Vila Isabel, o alvinegro participou de um fato importantíssimo para o futebol.

Há 106 anos, em 5 de setembro de 1914, a equipe foi responsável pelo primeiro jogo noturno na América Latina, no então campo do Jardim Zoológico. Na ocasião, o jogo aconteceu às 21h e sua realização foi possível graças a 12 lâmpadas e três mil velas ao redor do campo. A equipe venceu o Campos dos Goytacazes por 4 a 0.

Esse fato centenário é um dos maiores orgulhos do time. Estamos em 2020 e alguns clubes como o Madureira tiveram que alterar a data de seus jogos por conta da falta de iluminação em seu estádio.

Dentro de campo a equipe não pôde orgulhar muita gente, mas o fim de seu ciclo gerou uma alegria que dura até hoje. Antes de acabar, o time ajudou na criação da escola de samba Unidos de Vila Isabel, um dos maiores orgulhos da comunidade.

Seu fim foi parecido com os demais clubes de bairros operários. Virou amador e aos poucos foi perdendo sua importância, até se tornar irrelevante e acabar de vez.

Durante a década de 1910, o Vila Isabel F.C. disputou o Campeonato Carioca várias vezes, mas sem qualquer destaque. Entretanto, nas divisões inferiores, conseguiu conquistar 9 títulos ao todo.

Agora extinto, do clube nos resta as recordação de ter sido o primeiro time na América Latina a jogar de noite, lá nos primórdios do futebol brasileiro.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments