Torcida clarete-azul.
Futebol, Futebol Internacional

Clarete-azul: quem inspirou o uniforme mais copiado da Inglaterra?

Daniel Dutra
Siga-me

West Ham, Aston Villa, Burnley e Scunthorpe United partilham do famoso uniforme em clarete-azul. Mas quem teve a ideia original? Saiba mais!


De alguma forma, você provavelmente já se deparou com um certo uniforme que chama a atenção em algumas equipes diferentes da Inglaterra. Somente na primeira divisão, Aston Villa, Burnley e West Ham partilham das mesmas cores em uniformes bem parecidos.

Adentrando um pouco mais nas divisões inferiores, também é possível achar outras equipes com esse estilo diferente, mas nada exclusivo. Scunthorpe United, Colwyn Bay, Weymouth, AFC Emley e Malvern Town são mais algumas equipes que jogam com o “exótico” uniforme clarete-azul.

Para entender a origem do uniforme, precisamos fazer uma escala na Escócia. Foi lá que começou a história, ainda que de forma bem diferente. Depois disso, não restará dúvidas de quem foi o primeiro time inglês, a utilizar o famoso uniforme clarete-azul.

O criador e os sucessores do clarete-azul

Uniformes em clarete-azul.
Uniformes do Aston Villa de 1890, West Ham de 1903, Scunthorpe de 1904 e Burnley de 1910. Crédito: Historical Football Kits

Durante muito tempo, o Aston Villa, clube de Birmingham, colecionou diferentes uniformes. Entre 1874 e 1886, a equipe chegou a experimentar variadas cores até adotar o marrom e o azul claro. A inspiração veio de dois clubes tradicionais da Escócia: Hearts (marrom) e Rangers (azul). No ano seguinte, ainda buscando uma identidade, o Aston Villa mudou o tom marrom escuro para um tom clarete. O tom clarete é conhecido por conta da tonalidade dos vinhos que possuem o mesmo nome e tinham virado moda na época.

Com o início do novo século e o sucesso do novo uniforme do Aston Villa, o West Ham resolveu seguir um caminho parecido com as cores do clube de Birmingham. Em 1900, a equipe londrina mudou a tonalidade do azul e aderiu aos poucos, ao mesmo estilo de uniforme do adversário, desenhando apenas as mangas em azul claro e deixando o tronco em tom clarete.

Mas não foi só o West Ham que gostou das cores não. O Aston Villa já era uma referência no começo do futebol por ser cinco vezes campeão inglês. Todavia, o novo kit inspirou inclusive, o surgimento de novas equipes, como o Crystal Palace, fundado em 1905. Portanto, outro clube londrino copiava o Aston Villa, contudo, em forma de homenagem. O Crystal Palace só alterou os tons claretes-azuis na década de 1970.

Outros conhecidos

Uniformes em clarete-azul.
Uniforme das equipes em 2015, quando as três principais voltaram a se enfrentar na primeira divisão. Crédito: Historical Football Kits

Mesmo com a mudança nas cores do Crystal Palace, outras equipes mantiveram a dupla clarete-azul. Para isso, voltemos ao início do século passado. Depois do West Ham e do Crystal Palace, foi a vez do Burnley adotar o famoso uniforme. A equipe de Burnley também alternou diferentes uniformes entre 1882 e 1909, incorporando o azul-clarete em 1910.

Depois deles, outras equipes de menor – ou nenhuma – expressão também adotaram o modelo ao longo da história. Entre os clubes que utilizam o azul-clarete hoje em dia estão: Aston Villa, West Ham, Burnley, Scunthorpe United, Colwyn Bay, Weymouth, AFC Emley e Malvern Town. Clubes das mais variadas divisões, que não são poucas na Inglaterra.

Portanto, não nos resta dúvida de quem teve a ideia original, entretanto, o uniforme virou tradicional para quase todos eles. Ou seja, o clarete-azul virou uma tradição não só dos clubes, mas do futebol inglês.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments