jogadora do palmeiras e jogadora do corinthians disputam a bola em um derby em 2020
Futebol, Futebol Feminino, Futebol Nacional

Corinthians e Palmeiras: clássico paulista na final do Brasileirão Neoenergia 2021

Taís Miotti
Siga-me

Após mais um ano de jogos intensos e confrontos nada fáceis, o título do Brasileirão Neoenergia será decidido em um Derby pela primeira vez na história da competição.


Pode-se dizer que deu a lógica: Corinthians e Palmeiras possuem as duas melhores campanhas e os dois melhores elencos do campeonato.

O clube Alvinegro liderou a primeira fase com 38 pontos conquistados (12V, 2E e 1D). Já nas quartas de final, bateu o Avaí/Kindermann; e na semifinal venceu a Ferroviária; saindo vitorioso nas quatro partidas realizadas.

O lado Palestrino teve a segunda melhor campanha da fase inicial, mantendo-se invicto com 37 pontos (11V e 4E). No primeiro jogo das quartas, perdeu para o Grêmio por 2×1, mas recuperou na partida de volta, vencendo por 4×1. Nas semis, foram duas vitórias em cima do Internacional.

História das equipes na competição

Fundado em 1997 e paralisado por alguns anos até se reestruturar em 2016 após parceria com o Audax (que se encerrou no ano seguinte), o Corinthians passou a ter gestão própria em 2018 e se encaminha para sua quinta final consecutiva no Brasileirão desde então. Nestas, sagrou-se campeão em 2018 e 2020 e obteve o vice em 2017 e 2019.

Em 18 de setembro de 2019, a equipe alcançou o fenômeno de 34 vitórias seguidas, recorde mundial entre times masculinos e femininos. Anteriormente, o feito cabia ao time masculino The New Saints, do País de Gales, por possuir a marca de 27 vitórias consecutivas. Em 2020, o Corinthians anunciou que todas as jogadoras do seu time feminino teriam seus contratos profissionalizados, sendo o primeiro clube da América do Sul a dar esse passo importante à valorização da modalidade.

A modalidade no Palmeiras também foi implementada em 1997, porém teve sua reativação acontecendo somente em 2019, devido à regra de que as equipes masculinas necessitam possuir uma equipe feminina na competição nacional para participar da Copa Libertadores da América. Durante o período entre o ano de 97 e 2012, o clube participou apenas do campeonato estadual, de alguns regionais e campeonatos amadores. Na temporada 2020, a equipe caiu nas semifinais, ao perder para o Corinthians pelo placar agregado de 3×0.

Leia mais:

TikTok vai transmitir jogos e conteúdo exclusivo do Brasileirão Feminino Neonergia

O mito da venda de camisas: elas não pagam jogador nenhum!

Como acompanhar o Derby

O jogo de ida da final ocorrerá no dia 12 de setembro, com mando do Palmeiras (provavelmente no Allianz Parque). Já o jogo de volta, será no dia 26 de setembro, com mando do Corinthians (provavelmente na Neo Química Arena). A transmissão do Derby está a cargo do SporTV e também será realizada por meio do TikTok, de forma gratuita.

Taís Miotti

Cursando economia e falando de futebol nas horas vagas.
Ler todas as publicações de Taís Miotti
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments