Botafogo se torna uma SAF. Foto: Vitor Silva/Botafogo
Futebol, Futebol Nacional

É OFICIAL! Empresário da Premier League compra o Botafogo por R$ 1,4 bilhões

Daniel Dutra
Siga-me

Empresário americano John Textor assina contrato com Durcésio Melo e compra o Botafogo.


Nesta sexta-feira (24), o Botafogo teve oficializada a venda de sua SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Aceito pela Receita Federal, o clube usará um novo CNPJ, registrado na primeira semana de janeiro.

O clube agora será gerido por John Textor, empresário americano com negócios ligados à mídia. Em agosto, ele comprou uma participação no Crystal Palace por 103 milhões de euros e tentou, sem sucesso, adquirir 25% do Benfica por 50 milhões de euros.

A venda do Botafogo gira em torno de 400 milhões de reais. Contudo, no ato da compra, ele assina também a responsabilidade pela dívida do clube, ou seja, o valor sobe para 1,4 bilhão de reais. O empresário se compromete a investir no clube, pagar as dívidas e terminar a construção do CT do clube. Agora, a expectativa é que o alvinegro comece a receber investimento a partir do primeiro semestre de 2022.

John Textor compra o Botafogo

Conhecido como “O Guru da Realidade Virtual de Hollywood”, John Textor venceu 8 oscars com filmes marcantes, como Titanic e Vingadores. Dono de uma empresa de efeitos especiais, o empresário apaixonado por esportes começa sua carreira no futebol aos 56 anos.

Como primeiro ato no Botafogo, John mandou suspender as negociações de venda de jogadores. Por isso, o Botafogo encerrou a negociação do zagueiro Kanu com o Corinthians. Contudo, isso não impede a chegada de novos reforços.

XP Investimentos

Enquanto finalizava as últimas etapas, Pedro Mesquita, executivo da XP, parceira do clube na busca por investidores, mandou um recado para a torcida alvinegra no Twitter.

A XP Investimentos também é responsável por auxiliar o Cruzeiro, que teve sua SAF registrada na Receita Federal e se tornou a primeira SAF do Brasil.

No entanto, a diferença entre a SAF do Cruzeiro e a do Botafogo, é a porcentagem de venda da empresa. Enquanto o clube mineiro tentou ser conservador até aprovar a venda de 90% do clube, o alvinegro aprovou a venda de 100% da SAF de primeira. Dessa forma, o Botafogo é o primeiro clube a realmente adotar uma postura igual os clubes europeus, o que, como fiz Pedro Mesquita, “traz mais apetite e mais capacidade de alavancagem para o seu futuro dono”.

A única coisa que o Botafogo não abriu mão, foi da manutenção de suas cores, escudo e detalhes históricos descritos em contrato.

Companhia Botafogo ou novo CNPJ?

Novo CNPJ do Botafogo foi oficializado.

Criada por Bebeto de Freitas para o Botafogo administrar o Estádio Nilton Santos, a Companhia Botafogo possui uma dívida de R$ 49 milhões. Com prejuízo na venda de ingressos nos últimos anos, essa dívida – ligada ao estádio – vinha aumentando. Entretanto, na atual gestão, o estádio alvinegro voltou a ser um ativo realmente lucrativo.

Todavia, ao renovar a concessão do Estádio Nilton Santos – no dia 22 de dezembro – por mais 20 anos (até 2051), o Botafogo equacionou essa dívida em um acordo de refinanciamento, que começa a partir de janeiro de 2022.

Entretanto, invés de utilizar essa antiga empresa, o Botafogo abriu um novo CNPJ, já atualizado para a SAF. Ou seja, é essa nova empresa que o empresário John Textor irá adquirir.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments