Le Havre FC.
Futebol, Futebol Internacional

Le Havre: um exportador de talentos na segunda divisão francesa

Daniel Dutra
Siga-me

Quem não acompanha o futebol francês e olha para um pequeno clube de escudo bonito na League 2, não imagina os craques recentes que passaram por ali. Mas basta olhar para a origem de alguns jogadores do futebol europeu, que você notará que o Le Havre FC não é tão desconhecido assim.


Sediado na cidade de Le Havre, no Alto da Normandia, o clube é famoso na França pela formação de jovens atletas. Sem dinheiro para grandes contratações, é na base que os “Les Ciel et Marine” encontram refúgio.

Entre os atletas recentes que passaram pelo clube, estão: Paul Pogba, Lassana Diarra, Dimitri Payet, Riyad Mahrez, Steve Mandanda, Benjamin Mendy e Ferland Mendy.

Entra ano e sai ano, o plantel de jogadores do Le Havre inscritos nos campeonatos possuem sempre uma média de idade jovial. Normalmente, igual ou inferior a 22 anos de idade.

O começo da “fábrica de talentos”

Stade Océane. Crédito: Maxppp - Codah
O Le Havre manda seus jogos no Stade Océane, estádio da Copa do Mundo de 2018. Crédito: Maxppp – Codah

A explicação para tantos talentos revelados está atrelado à estrutura que o clube possui. O complexo de campos de treino das categorias de base do Le Havre está entres as dez melhores da França. Entretanto, nem sempre foi assim. Por isso, foi necessário um certo investimento durante a década de 1990.

“Começou no início dos anos 90. A partir daí o clube resolveu investir mais em educadores de qualidade, um bom time de recrutamento espalhado pela França e em ótimas instalações para convencer os garotos a virem viver e jogar por aqui. O clube nunca teve dinheiro para comprar jovens badalados. A única opção era mesmo investir no recrutamento.” – explicou Emmanuele Lelaidier, funcionário do clube há mais de dez anos.

É dessa forma que o Le Havre tem sobrevivido durante as últimas décadas. Sempre na segunda divisão, o clube conquistou o campeonato por cinco vezes, sendo a última, em 2008. Ou seja, há anos o clube não briga na elite. Ainda segundo Emmanuele Lelaidier, “no dia em que o Le Havre não conseguir mais vender e valorizar os seus talentos, o clube deixará de existir”.

Leia mais:

Por onde andam os últimos “craques do Le Havre”?

Revelações de destaque do Le Havre.
Revelações de destaque.
  • Lassana Diarra: ex-camisa 10 do Real Madrid, Diarra se aposentou na temporada 2018-2019 após uma curta passagem pelo PSG.
  • Paul Pogba: jogador da base do Le Havre entre 2007 e 2009, Pogba hoje é um dos astros do milionário Manchester United da Inglaterra.
  • Dimitri Payet: sempre polêmico, Payet está de volta a França depois de uma bela passagem pelo West Ham da Inglaterra. Atualmente, defende as cores de outro time azul: o Olympique de Marseille.
  • Riyad Mahrez: Mahrez viveu quatro anos no Le Havre entre base e profissional. Atualmente, é um dos destaques do Manchester City de Pep Guardiola.
  • Steve Mandanda: outro revelado pela fábrica de talentos do Le Havre, Mandanda também seguiu o caminho de Payet. Atualmente é um ídolo e capitão no Olympique de Marseille.
  • Benjamin Mendy: já o Mendy, seguiu o caminho de quase todos os anteriores. Primeiro, vestiu a camisa do Olympique de Marseille. Entretanto, se destacou mesmo com a camisa do Mônaco, onde foi observado e contrato pelo Manchester City.
  • Ferland Mendy: xará de Benjamin, Ferland Mendy viveu cinco anos no Le Havre até ser contrato pelo Lyon, onde chamou a atenção do Real Madrid, seu clube atual.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments