Futebol, Futebol Internacional

Messi de falso 9: partida contra o Real Madrid completa 12 anos

Daniel Dutra
Siga-me

Há 12 anos atrás, Pep Guardiola surpreendia o Real Madrid ao colocar Lionel Messi como falso 9. Naquele 2 de maio de 2009, o Barcelona aplicou uma goleada histórica de 6 a 2 no rival.


Viciado em tática, Pep Guardiola é um estudioso atento à todas as nuances do futebol. Como de costume antes dos jogos, no dia 01/06/2009, o treinador separou um tempo para estudar o adversário. Na ocasião, a “final antecipada” do campeonato espanhol contra o Real Madrid.

Ao rever o jogo anterior entre as equipes, Guardiola percebeu que o meio campo do Real pressionou Xavi e Yaya Touré de forma intensa. Entretanto, reparou também, que a linha defensiva merengue continuava postada atrás. Ou seja, existia um espaço livre entrelinhas para atacar o adversário. Faltava apenas a solução.

Adepto do jogo posicional (clique aqui para entender), Guardiola busca sempre atacar as costas do adversário. E ao perceber esse espaço, Pep imaginou Lionel Messi se movimentando livremente naquele setor.

Alô, Messi? Tenho uma missão!

Messi comemorando um gol no 6 a 2. Crédito: Chema Rey/MARCA
Messi comemorando um gol no 6 a 2. Crédito: Chema Rey/MARCA

Em uma entrevista sobre o período do treinador no Bayern de Munique, Robben disse que Pep já chegou a ligar de madrugada para falar sobre tática com o atleta. Com Messi, não foi tão diferente. O relógio de Barcelona marcava dez horas da noite quando o telefone da casa do argentino tocou.

“Leo, é o Guardiola. Tenho algo muito, muito importante. Venha. Agora!”

Meia hora depois, Messi encontrou Guardiola, que já esperava com um vídeo explicando sua nova função.

“Leo, amanhã em Madrid você vai começar na ponta, como sempre. Mas se eu fizer uma indicação, desloque-se às costas dos volantes e passe a se mover por essa zona que acabei de te ensinar. É o mesmo que fizemos em setembro do ano passado em Gijón.”

Nesse momento, Messi ficou sabendo de sua missão na final antecipada.

“Ele colocou o Eto’o na direita e Messi no meio. Fabio Canavarro e eu nos entreolhamos: “O que fazemos? Vamos até o meio de campo com ele ou ficamos aqui atrás?” Não soubemos o que fazer e foi impossível pará-lo.” – Metzelder, ex-zagueiro do Real Madrid em depoimento ao livro “Guardiola Confidencial”.

Falso 9: a “zona Messi”

Zona Messi. Crédito: Reprodução/Raí Monteiro
Crédito: Reprodução/Raí Monteiro

Ninguém o parou. Messi foi o destaque do jogo que entrou para a história do futebol mundial. Marcou dois gols e deu uma assistência na goleada por 6 a 2 para cima do Real Madrid. Exibição que entrou para a história. Até hoje, considerada uma das atuações mais memoráveis do argentino.

Entretanto, engana-se quem pensa que Guardiola deixou sua grande estratégia para trás. O “falso 9” continua sendo utilizado pelo treinador até hoje. Na vitória do Manchester City contra o PSG no primeiro jogo da semifinal da Champions League, Guardiola colocou Kevin De Bruyne como seu jogador mais adiantado. Ou seja, o meia atuou na função de falso 9. Mais uma vez, dando resultado.

Portanto, não há uma expectativa de que outros atletas repitam a exibição de Lionel Messi. Todavia, sua utilização continua sendo um diferencial em determinados jogos. O que ninguém pode negar, é que o dia 02/05/2009 marcou uma geração.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments