Patch da Champions League.
Futebol, Futebol Internacional

Por que só alguns clubes usam o patch da Champions League?

Daniel Dutra
Siga-me

Por que campeões da Champions como: Real Madrid e Liverpool utilizam o patch da Champions League, e outros campeões como Chelsea e Borussia Dortmund não?


Tradição no mundo do futebol, os campeões de diversas competições utilizam patchs com a quantidade de conquistas em seus uniformes. Entretanto, provavelmente você já reparou que, na Champions League, isso não acontece. São poucos os clubes campeões que utilizam o patch da competição.

Por mais teorias que possam inventar, o motivo é simples: a regra da Champions League é mais “desafiadora”. Diferente da maioria das competições, onde é preciso conquistar apenas um título para ter direito ao patch/badge, na Champions League, são necessários cinco títulos. Isso mesmo: para poder usar o patch no uniforme é preciso conquistar a Champions League cinco vezes.

Contudo, existe outra forma de “burlar” essa regra. Mas para quem acha que é fácil, se engana. Para conquistar um patch da Champios League sem vencer cinco vezes, é necessário conquistar a competição três vezes seguidas.

Clubes que possuem o patch da Champions League

Liverpool conquistou a Champions League seis vezes. Crédito: Laurence Griffiths/Getty Images Sport
Liverpool conquistou a Champions League seis vezes. Crédito: Laurence Griffiths/Getty Images Sport

Atualmente, seis equipes compartilham o tão sonhado patch da Champions League, maior competição entre clubes do mundo: Real Madrid (13), Milan (7), Bayern de Munique (6), Liverpool (6), Barcelona (5) e Ajax (4).

Mas o Ajax tem quatro títulos! Por que utiliza o patch? Então, lembra da segunda forma de conquistar o patch? O Ajax conseguiu. Os holandeses foram tri-campeões consecutivos em: 1971, 1972 e 1973.

Atualmente, não temos muitos times perto de se juntarem a este seleto grupo. Entre os mais próximos, está o Manchester United, que possui três títulos da Champions League. Ou seja, precisaria conquistar “apenas” mais dois títulos para conseguir. Todavia, a fase atual do clube não está tão bem para isso.

Exclusividade da Champions?

Por mais que possa parecer algo muito específico, isso não é uma exclusividade da Champions League. Na verdade, é uma regra da UEFA. Assim como a Champions, a Europa League, competição “secundária” do continente, também segue esse parâmetro.

Contudo, até o momento, apenas uma equipe alcançou esse feito na Euro League: o Sevilla conquistou a competição seis vezes, sendo o único a utilizar um patch na história da UEFA Europa League.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments