Quem fica e quem sai do Botafogo em 2022? Foto: Vitor Silvar/Botafogo
Futebol, Futebol Nacional

Quem fica e quem sai? Botafogo já pensa em 2022!

Daniel Dutra
Siga-me

Campeão da Série B, o Botafogo está oficialmente de férias. Agora, a diretoria trabalha no planejamento da próxima temporada. Veja quem fica e quem sai do glorioso!


Nos últimos jogos do Botafogo no Rio de Janeiro, virou praxe da torcida, cantar “Fica Navarro!”. O jovem atacante de 21 anos terminou a Série B com 15 gols e 9 assistências em 37 jogos. Ou seja, 24 participações diretas em gols. O primeiro da Série B no quesito. Todavia, as chances do camisa 99 continuar no alvinegro são baixas. Seu contrato expira no final desse ano e, até agora, sem acordo para a renovação. Assediado por times dos EUA, Rússia e do próprio Brasil, Navarro já recusou uma proposta do Minnesota United, da MLS.

Mas e os outros atletas, como andam seus contratos?

Entre os jogadores em fim de contrato no Botafogo estão:

  • Gatito
  • Douglas Borges
  • Barrandeguy
  • Jonathan Lemos
  • Warley
  • Barreto
  • Oyama
  • Frizzo
  • Ricardinho
  • Kayque
  • Marco Antônio
  • Pedro Castro
  • Luiz Henrique
  • Cesinha
  • Navarro
  • Rafael Moura

Além desses atletas, alguns já renovaram recentemente. Ao cumprirem metas contratuais, Gilvan e Daniel Borges tiveram seus contratos estendidos. Outro que renovou, foi o lateral-esquerdo Carlinhos. Mesmo com o empréstimo se encerrando em dezembro, o contrato do lateral com o Fortaleza também termina no final do ano. Logo, o Botafogo pôde assinar um pré-contrato até o final do Estadual de 2022. Dentro desse novo contrato, existe a possibilidade de uma nova renovação até dezembro de 2022.

Outro que renovou seu contrato, foi o jovem zagueiro Ewerton. Contratado inicialmente para o Sub-20, o atleta de 20 anos ainda não atua com frequência no profissional, mas teve sua multa rescisória fixada em 15 milhões de dólares para clubes do exterior e 13 milhões de dólares para clubes brasileiros. Seu novo contrato é válido até o final de 2023.

Situações complicadas
Quem fica e quem sai do Botafogo? Foto: Vitor Silva/Botafogo
Quem fica e quem sai do Botafogo? Foto: Vitor Silva/Botafogo

Entretanto, nem tudo será fácil. Além de Rafael Navarro, o Botafogo trata com dificuldade algumas outras renovações. A primeira, trata-se de Marco Antônio, que pertence ao Bahia. Emprestado até o final dessa temporada, o meia atacante chegou ao Botafogo com uma cláusula de compra em 2 milhões de euros (R$ 12,7M) por 80% dos seus direitos. Contudo, o valor é considerado muito alto para a realidade do clube. Por isso, o alvinegro tenta um acordo para abaixar o valor para 1 milhão de euros (R$ 6,3M).

Outro destaque com situação indefinida, é o ponta/lateral Warley. A primeira proposta de renovação feita pelo Botafogo foi recusada. Todavia, as negociações continuam. Os empresários que cuidam da carreira do atleta disseram que só se manifestariam após o encerramento da Série B, que terminou no último domingo (28/11).

Quem deve entrar na barca?

Leia mais:

Sem jogar a temporada inteira enquanto recusava uma rescisão contratual, Barrandeguy não permanecerá no Botafogo. Outro que deve sair, é o volante Matheus Frizzo, que pertence ao Grêmio. Frizzo começou a temporada como titular, mas perdeu espaço e terminou como segundo reserva. Remanescente do ano do rebaixamento, o meia Cesinha teve poucas oportunidades e também não deve continuar.

Indicado por Enderson Moreira e contratado junto com o lateral Carlinhos, Luiz Henrique não conseguiu se encaixar no Botafogo. Emprestado pelo Fortaleza, o atleta não deve continuar no Botafogo para a próxima temporada.

Situações indefinidas

Mesmo desejando a permanência de alguns atletas, o Botafogo precisa negociar com os clubes que detém seus direitos federativos. É o caso do volante Oyama, que pertence ao Mirassol. Segundo o presidente do Mirassol, Edson Antônio, o clube ainda não foi procurado pelo alvinegro. Já Barreto, outro volante emprestado ao Botafogo, declarou que deseja ficar no clube. Contudo, mais uma vez, depende de uma negociação entre o Botafogo e o Criciúma, que detém seus direitos. Provavelmente, esses clubes exigirão uma compensação financeira para renovarem os empréstimos ou até mesmo venderem os atletas.

Entre os goleiros, o ídolo Gatito Fernández e o recém-contratado Douglas Borges devem renovar. Contudo, ainda não há nenhum acerto. Já Jonathan Lemos, Ricardinho, Pedro Castro e Rafael Moura seguem como dúvidas.

Além dos jogadores, quem fica e quem sai?

Após uma arrancada histórica, Enderson Moreira deve continuar no Botafogo, Pelo menos, esse é o desejo do diretor de futebol Eduardo Freeland e da diretoria do clube, que também deseja a permanência do próprio Freeland.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments