- Cerro Porteño faz proposta ao São Paulo por Jean, Bahia receberá porcentagem caso a venda ocorra - 7 de dezembro de 2021
- Bahia conhece adversários na Copa do Nordeste 2022 - 6 de dezembro de 2021
- Luiz Flávio de Oliveira apita “decisão” entre Bahia e Fluminense neste domingo - 4 de dezembro de 2021
Primeiramente, nesta sexta-feira (12) a torcida do Bahia foi até o aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, na Bahia, para recepcionar o elenco. Desse modo, após a derrota para o Flamengo na última rodada do Brasileirão por 3x 0, os torcedores entenderam que é o momento de apoiar o clube. Dessa forma, depois da partida o presidente, vice presidente e técnico foram até as redes sociais protestar contra o lance envolvendo um pênalti mal marcado a favor do rubro negro carioca. No primeiro gol após a bola bater no ombro do zagueiro, Germán Conti, o árbitro Leonardo Garciba marcou o pênalti a favor dos mandantes.
Massa tricolor recepciona time no aeroporto torcida do bahia
Dessa forma, fez com que o tricolores se mobilizassem em apoiar a equipe de Guto Ferreira, na volta à Bahia. Logo, a concentração começou por volta de 11h (horário de Brasília). Do mesmo modo, a comissão técnica do time já teriam motivos para ficar indignada, pois já haviam ocorrido dois erros de arbitragem com o auxilio do VAR, São Paulo e Juventude. Ainda assim, na volta para o segundo tempo os jogadores ameaçaram não entrar em campo, em protesto.
A saber, além do gol de Gabriel Barbosa, Michael marcou o segundo e Andreas Pereira, o terceiro. Sobretudo, o esquadrão ainda teve Matheus Bahia e Rossi expulsos. Com isso, serão desfalques para enfrentar o Sport daqui há duas semanas, quinta-feira (18) na Arena Pernambuco às 21h (horário de Brasília). Ademais, com 36 pontos na luta contra o rebaixamento os três pontos perdidos no Maracanã, parecem não abalar o esquadrão de aço que tem apenas uma derrota desde que Guto Ferreira retornou à equipe.
Além disso, nesse mesmo dia a CBF anunciou a demissão do árbitro e falou em uma possível reformulação na entidade. Vitor Ferraz, vice presidente do time em coletiva realizada após o jogo indagou querem rebaixar o clube, porém não vão conseguir.
Entrevista de Vitor Ferraz, vice-presidente do Bahia
– Como disse Guto Ferreira, quem vai dar a cara para falar alguma coisa? Porque nós temos um presidente da Comissão de Arbitragem que, para dizer o mínimo, é um covarde. Ele não fala nada! Nós estamos cansados, Gaciba! Estamos cansados! O seu trabalho é um desastre! Tenha vergonha, peça para sair! Nós não suportamos mais isso! A arbitragem não pode decidir partidas! A arbitragem tem que trabalhar com correção! Como é que vai acabar isso? Quando vai acabar isso? A CBF vai continuar compactuando com isso? Porque, se não muda, é porque compactua.
– É uma falta de respeito! Nós fazemos um trabalho sério, digno, decente e não aceitamos ser prejudicados dessa forma! Quais as explicações, quem vai dar uma explicação porque nós estamos exaustos, a torcida do Bahia não suporta mais!
– Me desculpem a minha indignação, mas não há como agir de outra forma. É um absurdo o que está acontecendo. Mas vocês não vão derrubar o Esporte Clube Bahia porque nós somos maiores do que isso. Nós vamos lutar e, com as nossas próprias forças, contra tudo o que vem acontecendo, nós vamos sair dessa. E vocês vão ter que suportar isso. Não adianta! Queremos explicações! Queremos seriedade no futebol brasileiro e não estamos vendo.
Antes de mais nada, tanto o clube, quanto o do presidente, Guilherme Bellintani, se pronunciaram no Twitter em relação ao ocorrido:
Ameaçamos não voltar pro segundo tempo. Mas abandonar o jogo não é coisa desse clube aqui. A gente não quer favorecimento, apenas arbitragens justas.
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) November 11, 2021
Leia mais:
- 100 Preocupações para Renato Gaúcho!
- Diego Torres completa 50 jogos na temporada e 26 participações em gols pelo CRB
O futebol brasileiro virou um escândalo, um assalto, um absurdo. Fechem as portas. Terceiro jogo seguido com erro afrontoso contra o Bahia. Vergonhoso, indisfarçável. Querem rebaixar o Bahia? Eu imagino porque. Mas não vão conseguir.
— Guilherme Bellintani (@gcbellintani) November 11, 2021