Kalou no Botafogo.
Futebol, Futebol Nacional

VÍDEO: O que esperar de Kalou no Botafogo?

Daniel Dutra
Siga-me

Atacante marfinense chega ao Brasil após 6 anos na Alemanha. Diferente de Honda, o jogador estava em atividade no futebol europeu. Até a última temporada, ainda era titular na Bundesliga. Kalou no Botafogo é um golaço da diretoria!


Aos 34 anos, Salomon Kalou desembarca no Rio de Janeiro nessa semana. Com altas expectativas, o atacante ex-Chelsea foi contratado pelo Botafogo já para o início do Campeonato Brasileiro, em agosto. Na tentativa de equilibrar o elenco jovial, a diretoria alvinegra vê em Honda e Kalou, espelhos para os mais jovens.

Contudo, para traçar expectativas, é necessário olhar para os dois lados de Kalou. Seu afastamento da titularidade não foi puramente por perder espaço para Matheus Cunha, Piatek e companhia. Na verdade, o maior motivo foi o relacionamento conturbado com os últimos técnicos. Enquanto esteve em campo, Kalou marcou gols, deu assistências e se dedicou até mesmo defensivamente.

É nesse desempenho esportivo que Kalou gera expectativas. Mesmo aos 34 anos, o atleta se mostrou em forma em uma das ligas mais fortes fisicamente da Europa. Aliás, isso é uma marca do jogador, que nunca ficou mais de um mês lesionado na carreira. É raro ver Kalou se machucar.

Últimos momentos na Europa

Como mostra o vídeo acima, que separa diferentes aspectos do jogador, Kalou vivia uma boa fase antes de ter problemas com o treinador. Era titular e um dos capitães do Hertha Berlim. Olhando exclusivamente para seu desempenho esportivo, ainda teria espaço como titular na Europa. Entretanto, o fato de sua esposa ser brasileira e ter avós botafoguenses, talvez tenha pesado na escolha, assim como Seedorf em 2012.

Atrelado ao bom vigor físico que faz com que o jogador não se lesione, Kalou mostrou ser um jogador bem regular durante toda a sua carreira. Realmente, a temporada atual foi a única em que ele não atuou muito. Mas se pegarmos a última temporada, veremos que o jogador manteve um nível muito bom, como sempre fez em sua carreira.

Kalou no Botafogo.
A regularidade de Kalou é outra marca da carreira do jogador.

Kalou abre um enorme leque de possibilidades para o Botafogo. Isso porque o jogador se destaca em diferentes sentidos. Seus últimos gols, como mostrados no vídeo, saíram em contra-ataques, pela boa leitura de jogo do marfinense. Além disso, o bom jogo aéreo causado por seu posicionamento é uma outra alternativa positiva do atacante. Contudo, ele não se limita a poucos toques na bola, aliás, é um dos maiores dribladores da Bundesliga. Sua técnica misturada com sua agilidade ajuda o experiente atacante a passar pelos adversários.

Dessa forma, Kalou também se destaca dando assistências e criando chances. É um jogador dedicado, que busca o jogo na defesa e volta para marcar. Outro número interessante do jogador, são as roubadas de bola, tanto na defesa, quanto no ataque, gerando perigo de gol.

A carreira de Kalou

Kalou, Chelsea.
Kalou fez parte do inédito título da Champions League conquistada pelo Chelsea.

Matérias Relacionadas:

A melhor fase de sua carreira foi no Chelsea, onde fez 254 jogos em 6 anos. Nunca foi titular absoluto, pois teve a “sorte” de jogar com Drogba, Anelka, Shevchenko, Crespo e outros. Mas foi muito utilizado, sendo inclusive, titular na final da Champions League que o clube venceu em 2012. Mesmo não sendo titular pela maior parte do tempo, marcava gols a cada 231 minutos pelos blues.

Todavia, sua carreira começou no Feyenoord e foi emprestado ao Excelsior, ambos da Holanda. Inclusive, quase se naturalizou Holandês. Depois do auge no Chelsea, passou pelo Lille até chegar ao Hertha Berlim, onde ficou tanto tempo quanto no Chelsea. Nesse tempo todo, marcou um gol a cada 210 minutos. Agora, chega ao Botafogo para retomar a regularidade que sempre teve e que lhe escapou por polêmicas nessa temporada.

Salomon Kalou

Kalou no Botafogo.
Kalou pela Costa do Marfim. Crédito: Getty Images

Depois da maior contratação de um jogador europeu e a maior contratação de um jogador asiático, o Botafogo faz a maior contratação de um jogador africano do futebol brasileiro. Assim como Honda, Kalou é um atleta que se preocupa com questões sociais. Ele fundou a Kalou Fundation com a intenção de ajudar seu país com novas escolas e ações sociais.

“É difícil entrar em campo e dizer que não estou pensando em pessoas morrendo todos os dias. Pensando nos meus amigos não conseguindo comer, meu pai sem ajuda. Para ser honesto, eu me preocupo todos os dias. Estou pensando nisso mais do que em qualquer coisa. Qualquer chance que tenho eu vou ao telefone ou checo as notícias porque essa é minha principal prioridade. Preciso ter certeza que minha família está segura”. – Kalou, em entrevista ao Guardian.

A passagem de Kalou pelo Brasil pode ser bem proveitosa em diversos sentidos. Da mesma forma que Honda vem se preocupando com as questões daqui, Kalou também pode querer entender um pouco mais sobre o país. Quanto ao aspecto profissional, Kalou pode surpreender de forma positiva no futebol brasileiro, fazendo com que Honda não seja mais uma estrela solitária.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments