Lucarelli comemora o retorno do Parma à Serie A.
Futebol, Futebol Internacional

Lucarelli: o homem que morreu e ressuscitou com o Parma após três acessos

Daniel Dutra
Siga-me

Como em um roteiro de filme, Alessandro Lucarelli cumpriu com sua palavra ao permanecer no falido Parma de 2015. Mesmo com idade avançada, ele ficou no clube até o Parma voltar para a elite do futebol italiano.


Contratado pelo Parma em 2008, Alessandro Lucarelli não viveu o auge dos anos de 1990, quando o Parma conquistou a Liga Europa (duas vezes), a Recopa Europeia, a Supercopa Europeia, a Copa da Itália (duas vezes) e uma Supercopa da Itália. Todavia, ele acompanhou de perto, o tombo de um gigante.

Vivendo uma enorme dificuldade econômica no início da última década, o Parma foi perdendo aos poucos seu prestígio. Enquanto isso, o capitão Lucarelli continuava lutando em campo. Em 2015, o zagueiro completava 38 anos e já não precisava passar por um momento de turbulência. Contudo, Lucarelli sempre foi um idealista.

Na fatídica temporada de 2014/2015, o capitão liderou o elenco em um boicote diante do Genoa. Na ocasião, eles ameaçaram não entrar em campo se os responsáveis pelo futebol italiano não se comovessem com a situação do Parma. No fim das contas, a liga e a federação se mobilizaram, mas nada adiantou. No final da temporada, o Parma caia em um buraco profundo.

O fim pode ser o recomeço!

Lucarelli atuando pelo Parma. Crédito: Marco Luzzani / Getty Images
Lucarelli sempre foi identificado pelo Parma. Crédito: Marco Luzzani / Getty Images

Leia mais:

A falência do Parma custou 200 empregos de pessoas humildes. Na Itália, todo ano os clubes são obrigados a prestarem contas. Por causa de gestões ruins, o Parma acabou definhando e anunciando a falência. Felizmente, por se tratar de um clube tradicional, as pessoas não desistiram do time. Entre elas, o zagueiro Lucarelli. Para ele, pouco importava se estava com uma carreira trilhada. E ao falir com o Parma, ele declarou: “Eu morri junto com o Parma e quero renascer com ele.”

Dito e feito. Lucarelli foi o único jogador da Serie A a permanecer no elenco. Após a falência, o clube reabriu na última divisão nacional. Na Serie D, o acesso veio com muita facilidade. O Parma se classificou para a Serie C como quem jogasse com crianças. Entretanto, as coisas não foram tão fáceis na Série C.

Dividida em regiões, o Parma acabou ficando em segundo lugar. Por isso, precisou disputar os playoffs em uma fase de mata-mata com mais 26 equipes. E quem pensa que Lucarelli só fez figuração, se engana. Foi dele o gol que classificou o Parma para a final contra o Alessandria. Apenas o campeão sobe para a Serie B, e esse campeão foi o Parma.

A promessa de Lucarelli

O Parma aposentou a camisa 6.
O Parma aposentou a camisa 6.

Lucarelli já tinha 40 anos quando disputou a Serie B. O físico do capitão era sempre uma pauta sobre o clube. Mesmo assim, era seu último passo pelo Parma, portanto, não cabia desistência. Dos 42 jogos disputados pelo Parma, Lucarelli atuou em 32. Quase sempre titular, carregava a braçadeira de capitão em seu braço esquerdo.

Mesmo sendo zagueiro, contribuiu com três gols e uma assistência, sendo essa, em um confronto direto contra o Palermo, rival na busca pelo acesso. Vale destacar esses números, pois foi Lucarelli, o primeiro e único zagueiro a marcar em todas as principais divisões da Itália. Com mais de 300 jogos pelo Parma, a promessa foi cumprida. O jogador que mais vestiu a camisa do Parma colocou o clube de volta à elite do futebol italiano.

“Eu disse que traria o Parma de volta à Serie A. Eu cumpri a minha promessa.” – Lucarelli chorando em entrevista à Sky Sports.

Aos 41 anos, Lucarelli encerrou sua carreira em 2018 com a missão cumprida. A camisa 6 que utilizava, foi aposentada pelo clube. Por fim, lançou sua autobiografia intitulada de “Alessandro Lucarelli: a última bandeira“.

*Infelizmente, após três anos na primeira divisão, o Parma foi rebaixado novamente. Mas dessa vez, sem falência e com um ambiente menos turbulento. A tendência, é que o clube lute para voltar à Serie A novamente.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments