Lucarelli comemora o retorno do Parma à Serie A.
Futebol, Futebol Internacional

Lucarelli: o homem que morreu e ressuscitou com o Parma após três acessos

Como em um roteiro de filme, Alessandro Lucarelli cumpriu com sua palavra ao permanecer no falido Parma de 2015. Mesmo com idade avançada, ele ficou no clube até o Parma voltar para a elite do futebol italiano.


Contratado pelo Parma em 2008, Alessandro Lucarelli não viveu o auge dos anos de 1990, quando o Parma conquistou a Liga Europa (duas vezes), a Recopa Europeia, a Supercopa Europeia, a Copa da Itália (duas vezes) e uma Supercopa da Itália. Todavia, ele acompanhou de perto, o tombo de um gigante.

Vivendo uma enorme dificuldade econômica no início da última década, o Parma foi perdendo aos poucos seu prestígio. Enquanto isso, o capitão Lucarelli continuava lutando em campo. Em 2015, o zagueiro completava 38 anos e já não precisava passar por um momento de turbulência. Contudo, Lucarelli sempre foi um idealista.

Na fatídica temporada de 2014/2015, o capitão liderou o elenco em um boicote diante do Genoa. Na ocasião, eles ameaçaram não entrar em campo se os responsáveis pelo futebol italiano não se comovessem com a situação do Parma. No fim das contas, a liga e a federação se mobilizaram, mas nada adiantou. No final da temporada, o Parma caia em um buraco profundo.

O fim pode ser o recomeço!

Lucarelli atuando pelo Parma. Crédito: Marco Luzzani / Getty Images
Lucarelli sempre foi identificado pelo Parma. Crédito: Marco Luzzani / Getty Images

Leia mais:

A falência do Parma custou 200 empregos de pessoas humildes. Na Itália, todo ano os clubes são obrigados a prestarem contas. Por causa de gestões ruins, o Parma acabou definhando e anunciando a falência. Felizmente, por se tratar de um clube tradicional, as pessoas não desistiram do time. Entre elas, o zagueiro Lucarelli. Para ele, pouco importava se estava com uma carreira trilhada. E ao falir com o Parma, ele declarou: “Eu morri junto com o Parma e quero renascer com ele.”

Dito e feito. Lucarelli foi o único jogador da Serie A a permanecer no elenco. Após a falência, o clube reabriu na última divisão nacional. Na Serie D, o acesso veio com muita facilidade. O Parma se classificou para a Serie C como quem jogasse com crianças. Entretanto, as coisas não foram tão fáceis na Série C.

Dividida em regiões, o Parma acabou ficando em segundo lugar. Por isso, precisou disputar os playoffs em uma fase de mata-mata com mais 26 equipes. E quem pensa que Lucarelli só fez figuração, se engana. Foi dele o gol que classificou o Parma para a final contra o Alessandria. Apenas o campeão sobe para a Serie B, e esse campeão foi o Parma.

A promessa de Lucarelli

O Parma aposentou a camisa 6.
O Parma aposentou a camisa 6.

Lucarelli já tinha 40 anos quando disputou a Serie B. O físico do capitão era sempre uma pauta sobre o clube. Mesmo assim, era seu último passo pelo Parma, portanto, não cabia desistência. Dos 42 jogos disputados pelo Parma, Lucarelli atuou em 32. Quase sempre titular, carregava a braçadeira de capitão em seu braço esquerdo.

Mesmo sendo zagueiro, contribuiu com três gols e uma assistência, sendo essa, em um confronto direto contra o Palermo, rival na busca pelo acesso. Vale destacar esses números, pois foi Lucarelli, o primeiro e único zagueiro a marcar em todas as principais divisões da Itália. Com mais de 300 jogos pelo Parma, a promessa foi cumprida. O jogador que mais vestiu a camisa do Parma colocou o clube de volta à elite do futebol italiano.

“Eu disse que traria o Parma de volta à Serie A. Eu cumpri a minha promessa.” – Lucarelli chorando em entrevista à Sky Sports.

Aos 41 anos, Lucarelli encerrou sua carreira em 2018 com a missão cumprida. A camisa 6 que utilizava, foi aposentada pelo clube. Por fim, lançou sua autobiografia intitulada de “Alessandro Lucarelli: a última bandeira“.

*Infelizmente, após três anos na primeira divisão, o Parma foi rebaixado novamente. Mas dessa vez, sem falência e com um ambiente menos turbulento. A tendência, é que o clube lute para voltar à Serie A novamente.

Daniel Dutra

Jornalista e fundador da PressFut. Também atua no SBT e na Rádio Tupi.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments