RB Leipzig.
Futebol, Futebol Internacional

Nagelsmann: um jovem técnico guiando um jovem clube

Daniel Dutra
Siga-me

Nagelsmann se tornou o técnico mais jovem da história a avançar em um mata-mata da Champions League. Sua equipe, o RB Leipzig, se tornou o clube mais novo a chegar em uma semifinal de Champions League.


Em 2008, Julian Nagelsmann, zagueiro de 19 anos, dava fim a uma carreira que estava apenas começando. As lesões crônicas impediram o atleta de realizar seus objetivos como jogador. Pendurando as chuteiras pouco gastas, Nagelsmann foi convidado por seu treinador no Augsburg II para fazer um trabalho de Scouting no clube. Com o tempo, ele foi se aperfeiçoando com o objetivo de se tornar treinador na Bundesliga, principal divisão alemã.

Esse objetivo foi alcançado em 2016, quando se tornou o técnico mais novo da história do campeonato alemão. Ele foi contratado pelo Hoffenheim aos 28 anos. Na ocasião, salvou o clube do rebaixamento e continuou no comando, colocando a equipe em quarto lugar na Bundesliga, ganhando o prêmio de melhor treinador da temporada alemã. Na temporada seguinte, mais um passo. Deixou o Hoffenheim na terceira posição, fazendo parte de duas das maiores campanhas da história do clube. Apelidado de “Mini Van Gaal”, Nagelsmann já havia recebido propostas do Bayern de Munique antes de se tornar técnico. Depois de se tornar o melhor treinador do país, as propostas aumentaram. O treinador chegou a recusar o Real Madrid, dizendo “não estar preparado”. Entretanto, uma coisa é certa: hoje, o Real Madrid não está na semifinal da Champions League, mas Nagelsmann está.

O RB Leipzig de Nagelsmann na Champions League

Julian Nagelsmann. Crédito: EFL
Julian Nagelsmann. Crédito: EFL

No dia 21 de junho de 2018, Nagelsmann assinou com o RB Leipzig, um projeto ambicioso. Assim como o treinador, o Leipzig é bem jovem. O clube tem apenas 11 anos e disputa suas primeiras temporadas na elite. Entretanto, nada disso se torna uma dificuldade para ambos. A Red Bull tem um grande projeto para o clube, que disputa de igual para igual com gigantes consagrados como o Bayern de Munique. Agora, batendo recordes na Champions League, Nagelsmann e RB Leipzig escrevem mais uma história sensacional.

Classificado pela primeira vez na história para as semifinais da Champions League, o RB Leipzig fez história. Aos 11 anos, o clube alemão quebrou o recorde do Estrela Vermelha, que chegou na semifinal da Champions 1956-57 com apenas 12 anos. Contudo, não foi apenas o clube que bateu recorde. Nageslmann se tornou o técnico mais jovem da história a avançar em um mata-mata da Champions League, com apenas 32 anos e 231 dias. A classificação para as semifinais veio contra o Atletico de Madrid. Para se ter uma ideia, Koke disputou 456 partidas pelo Atletico de Madrid. Mais jogos do que o RB Leipzig em toda a história do clube (424).

O estilo dentro de campo

Matérias Recomendadas:

Mesmo sendo mais novo do que craques como Messi, Cristiano Ronaldo e companhia, o alemão de 32 anos consegue passar aquilo que pensa para seus jogadores. Contudo, a recusa ao Real pode ter sido nesse sentido. Hoje, ele tem total confiança do seu clube e de seus jogadores para colocar suas ideias em prática. A equipe alemã é muito aplicada taticamente, algo que pôde ser visto contra o Atletico de Madrid. Dessa forma, a equipe criou superioridade numérica, evitando perigos do time de Simeone, que eliminou o atual campeão da Champions.

Uma das característica do jogo de Nalgesmann, é a ofensividade. Mesmo atuando contra gigantes tradicionais, o RB Leipzig não tem medo. Joga com 3 zagueiros e povoa o meio de campo, movimentando bastante a equipe, que atua de forma intensa. Portanto, vale a pena acompanhar o trabalho que vem sendo desenvolvido por Nalgesmann no RB Leipzig, pois é um time que joga bonito, de forma coletiva, e vem fazendo história.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments