Periodização Tática.
Futebol

O que é periodização tática?

Daniel Dutra
Siga-me

“Os jogadores são livres para agir, mas não podem agir livremente”. – Vítor Frade, criador da Periodização Tática.


Após apresentar o que é Modelo de Jogo, chegou a hora de falar sobre Periodização Tática. Caso você ainda não saiba o que é Modelo de Jogo, recomendamos que leia a nossa última matéria (clique aqui para ler). Entendendo seu conceito, podemos entender sobre o que é a periodização. Isso porque ela traz uma nova visão para o modelo de jogo, e não é possível pensar nela, sem pensar nesse modelo. Ao definir Periodização Tática, Bruno Pivetti, especialista no assunto, fez questão de destacar isso em entrevista para a PressFut.

O conceito:

“A Periodização Tática é uma metodologia de treino que visa operacionalizar as Ideias do treinador em um processo de ensino-aprendizagem em que tudo é desenvolvido em acordo com o Modelo de Jogo pretendido. Os exercícios de treino são desenvolvidos para aprimorar os princípios que compõe o Modelo de Jogo. O que se busca é uma repetição sistemática daquilo que se pretende para que os jogadores incorporem estes conteúdos em forma de hábito.” – Bruno Pivetti para a PressFut.

Dessa forma, ao definir a ideia unificadora do treinador e o Modelo de Jogo, explicados na última matéria, cria-se treinamentos em que essas ideias possam entrar na cabeça e na rotina dos atletas. A Periodização Tática consegue, com repetições, fazer com que esses exercícios específicos se tornem um hábito para o momento em que a equipe estiver disputando uma partida. Ou seja, se você quer que os jogadores tomem uma atitude comportamental em conjunto em determinado momento do jogo, você cria um exercício em que essa situação pretendida apareça repetidamente, como diz Pivetti na entrevista.

“Se em um momento de transição defensiva, quando a equipe perde a posse de bola, é por ideia do treinador que os jogadores pressionem a bola instantaneamente em uma dinâmica coletiva, cria-se um exercício em que esta situação aparece repetidamente. Com a repetição sistemática em treino, se facilita para que os jogadores realizem este determinado princípio no jogo de forma espontânea. Esta dinâmica vale para todos os princípios nos diferentes momentos do jogo. Isto faz com que o desempenho da equipe cresça não só do ponto de vista coletivo, como também da perspectiva individual, já que todos os jogadores vivenciam no processo de treino a máxima especificidade.” – Pivetti para a PressFut.

Periodização Tática na perspectiva das condições físicas e mentais dos atletas

Periodização Tática.
Dimensão Táctica e suas inter-relacões. Crédito: efdeportes

Portanto, Periodização Tática é uma metodologia de treinamento para a preparação e recuperação de uma equipe antes e depois dos jogos. Justamente por isso, ela tenta condicionar os atletas em um nível físico-psicológico mínimo desejado, para que possam contribuir com o Modelo de Jogo.

“A Periodização Tática também garante em sua concepção que os jogadores estejam nas máximas condições de rendimento quando chega o momento do jogo. Já que o processo de treino os permite estarem bem preparados em acordo com o Modelo de Jogo, com a dinâmica estratégica pretendida pela equipe, e também com as vertentes físicas, técnicas e psicológicas que são desenvolvidas em arraste durante os diferentes dias da semana.” – Pivetti para a PressFut.

Fica nítido então, como a PT depende do Modelo de Jogo tanto nas nuances táticas quanto nos aspectos físicos e emocionais. A função dela é trabalhar durante a semana de treinos, todos esses condicionamentos. A partir de ciclos exclusivos, consegue-se garantir o rendimento de alto desempenho que é exigido pelo futebol profissional.

“Se trata de uma metodologia de treino complexa, cujo balizador é a questão tática da equipe. É constituída por princípios metodológicos próprios, cuja constituição semanal envolve uma lógica para assegurar uma boa relação entre desempenho e recuperação. Por isso, nos diferentes dias da semana, em acordo com os princípios objetivados, existem um predomínio de contrações musculares que permitirão aos jogadores não terem nenhum de seus estoques de energia comprometidos para um bom desempenho no jogo.” – Pivetti para a PressFut.

Um reforço contra calendários apertados

Tomando de exemplo o tão criticado calendário brasileiro, nota-se a importância da periodização tática no sentido de adequar tanto o Modelo de Jogo quanto os jogadores, dentro de grandes sequências de jogos.

“A Periodização Tática é uma Metodologia que bem otimiza o tempo investido no processo de aquisição de uma determinada forma de se jogar. Assim, mesmo com a enorme quantidade de jogos no calendário brasileiro para as equipes envolvidas nos maiores cenários competitivos, ao operacionalizarmos o nosso processo a partir destes princípios metodológicos, conseguimos incorporar uma determinada ideia de jogo em forma de hábitos estabelecidos nos jogadores.” – Pivetti para a PressFut.

Infelizmente, as vezes o conceito dessa metodologia acaba sendo confundido no Brasil, país que precisa muito dela para se trabalhar. Por isso que é importante entender e definir um Modelo de Jogo, para que cada princípio possa ser correspondido da forma correta. Muitas vezes, confundimos tática com estratégia e até questões técnicas. Contudo, sabe-se que ela não é nada disso, mas também não sobrevive sem esses outros conceitos. Da mesma forma, a periodização tática precisa estar englobada no modelo de jogo já definido. Assim, é possível haver melhores resultados mantendo uma boa recuperação física.

“Dentro desta metodologia, consegue-se bem desenvolver os princípios de jogo, sem necessariamente prejudicar o processo de recuperação dos jogadores. Por isso, é importante ter um Modelo de Jogo bem definido e fazer com que os jogadores o reincorporem de maneira rápida, porém progressiva. Esta otimização do tempo pode ser bem gerida quando incorporamos em nosso processo aqueles que são os princípios da Periodização Tática. Perante estes fatores, considero uma ferramenta indispensável ao atual futebol brasileiro, pois nos ajuda a lidar com um dos calendários mais densos do futebol mundial.” – Pivetti para a PressFut.

Morfociclo Padrão

Morfociclo.
Inter e Intra-relação entre os princípios e sub-príncipios metodológicos e o Morfociclo da PT. Crédito: efdeports

O Morfociclo é uma espécie de representação da metodologia de treino que acontecerá. Ele ajuda a periodização tática, desde o início do processo, a habituar o coletivo a um conceito. Dessa forma, mantendo uma constância não só na primeira semana, ele se torna cada vez mais fundamental para o rendimento dos atletas. Só é possível atingir esse morfociclo padrão, na medida em que esses princípios da figura acima estiverem interligados o tempo todo.

“Por meio do Morfociclo Padrão, conseguimos uma organização da semana de maneira que seja respeitado ao máximo o binômio desempenho/recuperação. Isto garante que os jogadores cheguem aos jogos em níveis ótimos de rendimento. Dentro deste mesmo ciclo, por meio das propensões de aparecimento dos princípios de jogo nos diferentes exercícios, os jogadores têm a oportunidade de vivenciá-los na prática, estabelecendo-se assim, uma adaptação não só nas tomadas de decisão, como também na vertente física/fisiológica que demanda a execução dos princípios que rementem a ideia do Modelo de Jogo.” – Pivetti para a PressFut.

“Como o processo evolui e retrocede em função daquilo que acontece no jogo, temos a oportunidade de um aperfeiçoamento constante do Modelo de Jogo que defendemos. Já que o ciclo de treino compreende sempre os dias entre um jogo e outro.” – Pivetti para a PressFut.

Portanto, a Periodização Tática trabalha os aspectos técnicos e táticos em conjunto. Claro, sempre respeitando o condicionamento físico e mental dos atletas. Por meio de exercícios que simulam situações reais do jogo, ela permite uma melhor tomada de decisão de forma cada vez mais rápida e natural. Ao se trabalhar os conceitos táticos e técnicos a partir das características dos atletas, ela melhora a leitura de jogo respeitando cada individualidade.

Daniel Dutra

Jornalista em formação e apaixonado por esportes. Juntei essas duas paixões para produzir conteúdo e valorizar a comunicação criando um portal para levar informação e gerar oportunidades.
Ler todas as publicações de Daniel Dutra
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments