seleção brasileira feminina
Futebol, Futebol de Seleções, Futebol Feminino, Futebol Nacional

Saiba como acompanhar a Seleção Feminina nos Jogos Olímpicos

Taís Miotti
Siga-me

A poucos dias do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Seleção Feminina Brasileira se prepara para competir e tentar trazer para casa a primeira medalha de ouro.


O evento, inicialmente planejado para acontecer em 2020, foi adiado em razão da pandemia do Covid-19. Assim, terá início no dia 23 de julho e segue até 8 de agosto de 2021. A sede definida foi a capital do Japão, Tóquio.

Os Jogos Olímpicos contam com 46 modalidades esportivas, sendo uma destas o futebol. Conheça a equipe escalada pela técnica Pia Sundhage, que vive sua primeira experiência à frente da Seleção em uma competição oficial:

Goleiras: Bárbara, Letícia e Aline Reis;

Defensoras: Poliana, Bruna Benites, Rafaelle, Erika, Tamires, Jucinara e Letícia Santos;

Meio-campistas: Marta, Formiga, Andressinha, Júlia Bianchi, Duda, Debinha, Angelina e Andressa Alves;

Atacantes: Bia Zaneratto, Ludmila, Geyse e Giovana Queiroz.

Contudo, da mesma forma que ocorre nas demais convocações, onde são definidos os times para representar o Brasil, os torcedores fazem uso das redes sociais para expressarem suas opiniões sobre os escolhidos. Dessa forma, um dos nomes que os fãs sentiram falta foi o de Cristiane, maior artilheira da história do futebol nas Olimpíadas (entre mulheres e homens). Pia justificou não ter convocado a atleta dizendo:

“Geralmente não comento jogadoras que não estão na convocação porque é quase um insulto àquelas que estão na lista, mas vou responder em respeito à Cristiane. Ela jogou diversas partidas com a seleção, muitos torneios e ela fez muita diferença naquela época. Anteriormente, ela ajudou muito a equipe e hoje eu acredito que existem outras jogadoras que vão ajudar a equipe a jogar um bom futebol. Temos examinado de perto o futebol que ela tem jogado no clube”.  Pia Sunhage.

atletas da seleção comemoram
Foto: Sam Robles / CBF

Como funciona a modalidade feminina de futebol nos Jogos Olímpicos

Ao todo, são doze países participantes, divididos em três grupos com quatro equipes cada para disputa da primeira fase. Avançam para as quartas-de-final os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados.

Na fase final, os times são separados em duas chaves. Em uma destas, o vencedor do grupo E enfrenta um dos melhores terceiros colocados, e o vencedor do grupo G afronta o outro melhor terceiro colocado. Os vencedores destas duas partidas se encontram na semifinal. Já na outra chave, o vencedor do grupo F enfrenta o segundo colocado do grupo G e o segundo colocado do grupo F joga contra o vencedor do grupo G. As duas equipes vencedores também se enfrentam em uma semifinal.

Dessa forma, os dois times que conquistarem a vitória nas semis competem pelo ouro e os outros dois pelo bronze, representando o terceiro lugar. Entenda melhor como estão distribuídas as seleções e o funcionamento das fases aqui.

Leia Mais:

Torcedoras: pesquisa sobre o dia a dia das mulheres nos estádios de futebol do Brasil

Brasileirão Feminino terá mudanças a partir de 2022

 

Como acompanhar a Seleção nos Jogos Olímpicos

Confira os jogos definidos do grupo do Brasil (grupo F) para a primeira fase, lembrando que estes iniciam antes da cerimônia de abertura e os horários são de Brasília:

tabela F dos jogos olímpicosFonte: Olimpíada Todo Dia

No Brasil, os jogos serão transmitidos pelos canais de TV aberta Rede Globo e Band. No entanto, ambos possuem canais e aplicativos disponíveis por assinatura, podendo também o espectador acompanhar ao vivo por meio da internet.

Taís Miotti

Cursando economia e falando de futebol nas horas vagas.
Ler todas as publicações de Taís Miotti
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments